Dicas para ter um apartamento mais sustentável

A sustentabilidade é um tema que nunca sai de pauta, e cada vez mais entendemos a importância de cuidar do meio ambiente para garantir um futuro bom a todos nós e às gerações que virão, não é mesmo?

Este pode parecer um grande desafio, mas saiba que com pequenas mudanças em nossos hábitos diários e escolhas de consumo já podemos fazer uma grande diferença nesta missão: por isso, hoje trouxemos em nosso blog algumas dicas simples e fundamentais para tornar a vida no seu apartamento mais verde e ecológica, confira só:

Aposte nas embalagens e sacolas reutilizáveis

Por vezes acabamos jogando fora embalagens de vidro ou plástico que poderiam ser reutilizadas para várias funções! Por exemplo, os potes de conserva feitos de vidro são uma opção versátil e higiênica, e podem servir para fazer compras de grãos e cereais à granel ou armazenar temperos.

Da mesma maneira, as sacolinhas plásticas que acumulamos em compras nos supermercados podem ser substituídas por uma ecobag, as sacolas reutilizáveis: além de contribuírem com a diminuição da produção de plástico, estes itens são muito estilosos e divertidos.

Economizando os recursos naturais

Com pequenas atitudes diárias é possível contribuir para a economia de recursos naturais sem sair de casa: uma solução simples e eficaz é investir na troca de suas lâmpadas convencionais por iluminação de LED, que consomem menos energia e têm mais potência. Outra dica é optar pelas escadas do seu condomínio para locomoção ao invés dos elevadores, essa é uma ótima escolha e ainda pode ser um incentivo para manter os exercícios físicos em dia!

Um dos recursos mais escassos nos dias de hoje é a água, né? Para evitar que este bem tão precioso seja mal utilizado, que tal aproveitar a água da máquina de lavar para realizar a limpeza do chão ou de outras áreas? É simples, basta programar seu eletrodoméstico para a função de recolher a água dos enxágues.

Também é possível migrar o pagamento de suas contas bancárias de cartão de crédito, água e luz para a forma digital, economizando tempo e evitando a emissão de papéis!

Uma vida sem desperdícios

Já reparou quantas vezes fazemos compras que nem precisamos realmente? Com tantos incentivos ao consumo, é difícil comprar apenas o necessário, mas este hábito pode acarretar desperdícios: para ilustrar, pesquisas apontam que quase 30% do alimento que compramos vai direto para a lixeira!

É muita comida sendo desperdiçada, além do prejuízo financeiro que isso causa em nosso orçamento: para diminuir este problema, é importante realizar um bom planejamento de compras, calculando as quantidades ideais de consumo para sua família.

De olho no destino dos resíduos

E por falar em desperdício, já reparou na quantidade de lixo que geramos no dia a dia? É importante ficarmos atentos ao destino que damos aos nossos resíduos, e a primeira dica fundamental é separar o lixo reciclável e higienizá-lo antes de descartar corretamente. Ainda, você sabia que os resíduos orgânicos podem ser compostados?

Hoje em dia existem kits completos para transformar este lixo em um adubo perfeito para suas plantas, tudo isso dentro do seu apartamento, mas caso você prefira, também há várias empresas que recolhem seu material orgânico e em troca devolvem embalagens de adubo já pronto ou até mesmo mudinhas de plantas!

E aí, pronto para mudar de hábitos e começar uma vida mais sustentável em seu apartamento?