Quais os custos envolvidos na compra de um imóvel?

Finalmente chegou a tão sonhada hora de realizar o sonho de adquirir sua casa própria? Na empolgação que sempre acompanha a compra do primeiro imóvel, muitas vezes acabamos desconsiderando todos os custos que estão além dos valores de entrada e financiamento.

Para facilitar a sua organização financeira neste momento tão importante, listamos abaixo algumas das principais despesas envolvidas na compra de um imóvel, a começar pelas taxas de documentação e impostos, até a ocasião da mudança, confira:

Imposto sobre transmissão de bens imóveis

O ITBI é um imposto cobrado pela Prefeitura da cidade quando uma unidade imobiliária é transferida de uma pessoa para outra, e o montante arrecadado costuma girar em torno de 4% do valor total do imóvel.

Este será um dos primeiros custos na aquisição do seu apartamento após o contrato de compra, afinal, só após o pagamento desta tributação é possível entrar com o processo de registro do seu imóvel.

Registro de imóvel

Este documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis e serve para comprovar legalmente quem é o proprietário do imóvel, e assim também formalizar o novo titular como responsável pelo pagamento das taxas e impostos.

No caso de compras à vista, o documento emitido será a Escritura Pública de Compra e Venda, e no caso dos apartamentos financiados, será feito um Contrato de Financiamento do imóvel. O valor cobrado também é variável, e geralmente fica próximo de 1% do valor do bem.

Escritura pública

A escritura pública é a documentação que oficializa e valida o contrato de compra do seu imóvel, servindo como uma declaração legal que traz segurança jurídica para a transação, pois detalha as condições do contrato de pagamento, também contendo as especificações do imóvel.

Ela pode ser feita em qualquer cartório de notas, e a taxa cobrada pode ser consultada através da tabela de valores estipulada pelos tabelionatos da sua região.  

Custos da mudança

Uma vez que já conhecemos as principais taxas envolvidas na compra do seu apartamento, é igualmente importante considerar alguns dos custos posteriores: no processo da mudança, por exemplo, você poderá precisar contratar empresas especializadas na desmontagem e montagem de móveis, organização, encaixotamento e frete para transportar seus itens. Faça uma reserva para estas contratações, sabendo que o gasto dependerá da quantidade de elementos e da distância a ser percorrida.

Decoração

Depois dos trâmites burocráticos e da realização da mudança, finalmente é chegado o momento de transformar seu novo apartamento em um lar, e uma decoração aconchegante é fundamental para isso, não é mesmo?

A depender do seu gosto, considere gastos com pinturas de paredes, instalação de quadros, luminárias e até mesmo com pequenas reformas: o importante é manter um bom planejamento financeiro para montar uma decoração com a cara da sua família!

Agora que já conhecemos os principais custos que vão além do valor do seu novo apartamento, que tal realizar essa conquista em um dos empreendimentos Incorporare? Afinal, somos especialistas em construir o lar que você sempre sonhou!

Saiba mais acompanhando nossas redes ou em contato conosco!