Conforto e funcionalidade: dicas de organização e decoração para apartamentos pequenos

Foi-se o tempo em que um imóvel grande era o sonho de consumo das famílias brasileiras: nos últimos anos os empreendimentos imobiliários com espaço compacto têm ganho cada vez mais lugar nas grandes cidades e regiões metropolitanas, e aqueles que optam por morar em lares pequenos contam com muitas vantagens, como a redução nos gastos de manutenção e limpeza, possibilidade de morar numa localização privilegiada e aliar praticidade e conforto no dia a dia.

E para ajudar a aproveitar ao máximo os espaços disponíveis, com elegância e funcionalidade, trouxemos hoje seis dicas de decoração e organização para apartamentos pequenos, confira!

Menos é mais

Sabe aquele hábito de acumular objetos, roupas ou móveis que não usamos há muito tempo? Isso pode ser um obstáculo para manter a organização em um espaço reduzido, por isso, a primeira dica é: desapegue! Faça uma limpa nos armários e guarda-roupas separando itens que não têm mais serventia no seu cotidiano e aproveite para doar aqueles que ainda estiverem em bom estado, esta é uma ótima oportunidade de fazer uma boa ação!

Minimalismo na decoração

A regra do menos é mais” também vale para os objetos decorativos, afinal, em quantidades exageradas, estes ocupam muito espaço e dão a impressão de “poluição” ao ambiente. Seja seletivo e mantenha apenas aqueles que realmente combinam com o estilo do seu apartamento, prezando por manter o equilíbrio.

Pendure!

As paredes podem ser grandes aliadas na organização, e muitas vezes têm seu espaço ignorado. Além das clássicas prateleiras, ganchos, nichos e estantes nas quais você poderá dispor livros, bolsas e mochilas, objetos decorativos e plantas, já pensou em pendurar, por exemplo, sua bicicleta?

Trazendo amplitude

Seja qual for o tamanho que um cômodo tenha, existem maneiras de criar a sensação de amplitude. Uma delas é optar por móveis de vidro ou acrílico, pela pouca interferência visual que a transparência dá. Outro truque é apostar em espelhos: se bem posicionados e combinados com a iluminação certa, trazem profundidade e “aumentam” o ambiente.

Atenção às cores

Se os espelhos e a iluminação podem aumentar a sensação de espaço em um cômodo, a escolha de cores erradas pode causar justamente o efeito contrário. Na hora de pintar as paredes, lembre-se que as cores escuras são interessantes para trazer contrastes, mas estas devem ser usadas com cautela pois absorvem a luz, enquanto tons claros e suaves refletem a iluminação.

Invista em mobiliários funcionais

Os móveis funcionais são perfeitos para ambientes compactos, e podem aliar praticidade com elegância. Hoje em dia existem inúmeras opções deles, para todos os gostos e cômodos, da cozinha aos quartos. Alguns exemplos são as camas com baús acoplados para armazenar cobertores e lençóis, mesas de jantar dobráveis, cama integrada à escrivaninha e móveis de rodinha, que melhoram a circulação. 

Estas dicas revelam que com pouco espaço é possível criar um lar confortável, bonito e organizado, e já pensou em colocá-las em prática num apartamento Incorporare

Entre em contato conosco e conheça nossos empreendimentos, aproveite a chance e realize o sonho de morar em um residencial feito para você!