7 benefícios da área fitness no condomínio

Para você, qual é a importância dos exercícios físicos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma rotina semanal deve ter, no mínimo:

✔ 150 minutos de atividades físicas moderadas: musculação, caminhada, hidroginástica etc.; ou

✔ 75 minutos de atividades físicas intensas: futebol, corrida, ginástica aeróbica etc.

Ou seja, bastam três idas semanais (de 50 minutos cada) à academia ou fazer duas corridas semanais (de 40 minutos cada), por exemplo, para viver de forma mais mais ativa e saudável.

Porém, nem sempre conseguimos nos dedicar à saúde como gostaríamos, não é mesmo?

Corpo são para uma mente sã

A falta de tempo, a distância até o local das atividades físicas, o orçamento apertado, e tantos outros desafios do dia a dia estão afastando os brasileiros de uma vida mais ativa.

E os resultados são alarmantes.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em conjunto com o Ministério da Saúde, publicado em 2020:

⚠ 40,3% dos brasileiros com mais de 18 anos foram classificados como sedentários;

⚠ 60,3% da população adulta apresentam IMC (índice de massa corporal) maior que 25 kg/m², sendo classificadas com excesso de peso;

⚠ 22,8% dos homens e 30,2% das mulheres convivem com obesidade – dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), também do IBGE.

Taxas tão altas relacionadas ao sedentarismo contribuem para que o Brasil seja, também, o país mais ansioso do mundo (9,3% de população ansiosa) e o segundo maior das Américas com depressão (5,8% de população depressiva), segundo dados da OMS e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).

Pois é: exercícios físicos são fundamentais tanto para a saúde do corpo quanto da mente.

Mas, como incorporá-los à sua rotina de uma forma prática, econômica e que não afete seus compromissos diários? Simples: morando em um condomínio com área fitness!

O que é a área fitness de um condomínio? 

Também conhecido como “espaço fitness ”, trata-se de um local adequado e equipado para a prática de ginástica, musculação, aeróbica, dentre outras atividades físicas, dentro do residencial.

Nele, você pode treinar praticamente sem sair de casa, sem pagar mais por isso (o espaço costuma estar incluso no valor do condomínio), e sem inconvenientes (como trânsito, falta de tempo para se deslocar, mudança de clima inesperada, e tantos outros).

Confira, a seguir, pelo menos sete benefícios de morar em um residencial com área fitness: 

1. Mais saúde e bem-estar

Além de proporcionar uma rotina mais saudável, a área fitness contribui para se obter um  corpo mais definido, mais força e resistência físicas, além de mais satisfação, prazer e bem-estar.

Isso porque a prática de exercícios eleva a liberação de neurotransmissores na corrente sanguínea, como a dopamina (que provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação) e a serotonina (conhecida como o hormônio da felicidade), por exemplo.

2. Mais praticidade e flexibilidade

A área fitness do residencial possibilita conciliar mais facilmente os compromissos do dia a dia com a rotina de treinos. Você pode usá-la em vários períodos curtos do dia, começar bem cedinho ou até treinar de madrugada, por exemplo.

Desde que as normas e convenções internas do condomínio sejam respeitadas, você pode montar sua programação de treinos conforme suas necessidades.

3. Mais economia – de tempo e de dinheiro

Morar a poucos passos da área fitness, e ainda poder malhar nos melhores horários para a sua rotina, representa uma grande economia de tempo!

E mais: além de não gastar com a mensalidade de uma academia “na rua”, você também economizará com combustível e todas as tentações que surgem no caminho, como lojas de roupas, lanchonetes, e por aí vai.

4. Mais segurança

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, o estado teve 13.433 ocorrências de roubo (geral) e 72.474 ocorrências de furtos somente no primeiro semestre de 2021. Ou seja, é preciso manter atenção redobrada nas ruas.

Já na área fitness, você conta com todos os serviços, equipamentos e tecnologias de segurança do residencial, e pode malhar em horários diferenciados sem se preocupar com perigos na ida ou na volta.

5. Mais socialização

Se exercitar no espaço fitness é também uma ótima oportunidade para conhecer outros moradores do condomínio, fazer amizades, interagir e se divertir –  o que torna a malhação mais agradável, não é mesmo?

6. Mais qualidade de vida para toda a família

Todos os benefícios da área fitness se estendem para todos os moradores do seu lar!

Sejam adultos, adolescentes ou idosos, de famílias grandes ou pequenas, todo mundo pode desfrutar do espaço e ter mais saúde, bem-estar e socialização, com mais praticidade, flexibilidade de horários e segurança, e sem pagar mais por isso.

7. Mais valorização do imóvel

Por fim, leve em conta que condomínios com espaço fitness possuem alto potencial de valorização, e são os mais procurados para compra e locação.

Logo, é um investimento rentável, que aumentará o seu patrimônio a longo prazo, e que está de acordo com as tendências do mercado imobiliário – possibilitando ótimos negócios no futuro, se você desejar.

Que tal desfrutar desses benefícios em um residencial feito para você?

A Incorporare possui excelentes empreendimentos com infraestrutura completa, apartamentos incríveis e áreas de lazer surpreendentes – incluindo o espaço fitness!

Em Curitiba, você vai se apaixonar pelo Villaggio San Marino, no Santa Cândida, e pelo Villaggio Bérgamo, no CIC.

Já em Araucária, o Villaggio San Marco, no Boqueirão, certamente é o residencial dos sonhos.

Conheça esses e outros empreendimentos da Incorporare em nosso site. E continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e em nossas redes sociais!