4 passos para planejar a compra do seu primeiro imóvel

Em meio a tantas transformações vividas nos últimos anos, há coisas que permanecem iguais, como o sonho dos brasileiros de conquistar um imóvel próprio, afinal, além de permitir a saída do aluguel, a compra de um apartamento é um grande investimento. 

Mas para que este seja um momento de alegria e realização, sem imprevistos, um bom plano é fundamental, por isso, se você está pensando em comprar seu primeiro apartamento, confira estes 4 passos para começar a se planejar:

Organização financeira

Parece óbvio, mas pelos altos valores em jogo na compra de um imóvel, o primeiro passo deve ser um estudo da sua renda para identificar qual a faixa de valores cabe no seu bolso. É importante entender seu orçamento para saber onde é possível economizar, se reorganizar e cortar despesas: para tal, as planilhas de controle de gastos podem ser ótimas aliadas, a dica é manter a disciplina! 

E mais do que juntar dinheiro, também é recomendado ter conhecimento de todos os custos envolvidos no processo, pois além do montante das parcelas e o valor da entrada, existirão taxas imobiliárias, gastos com decoração, mobília etc., além de eventuais imprevistos, ou seja, o melhor é conhecer os números e prever os gastos.

Conheça as facilidades financeiras

Existem formas de comprar um imóvel que podem ser vantajosas para você, basta realizar pesquisas para saber qual será a melhor opção para o seu orçamento.

Por exemplo, para algumas pessoas, a compra de um apartamento ainda na planta pode representar facilidades na hora do pagamento e maior personalização nos acabamentos. 

Outro caso é a utilização do valor do FGTS na composição do montante do pagamento do imóvel, é preciso consultar o seu saldo e esta possibilidade. 

E para algumas faixas de renda, o programa governamental Casa Verde e Amarela é um ótimo aliado no financiamento imobiliário, recentemente houve reduções nas taxas de juros e ampliações no teto do valor dos imóveis contemplados.

Selecionando a nova vizinhança

Este é um fator fundamental: como um imóvel é um investimento de longo prazo, é importante considerar bem a região na qual escolherá comprar seu apartamento, isso impactará seu custo de vida e influenciará na sua qualidade de vida, por isso, observe quais são os serviços de transporte público, postos de saúde, escolas e mercados, bem como a existência de parques, feiras livres, ciclovias e praças no entorno.   

Além disso, é legal ter em mente que a escolha do bairro também determinará o quão bem se dará a valorização do seu imóvel com o passar do tempo.

Escolha do empreendimento

Por fim, é chegada a hora de selecionar o empreendimento em que você irá comprar seu primeiro apartamento!

Considere critérios como as necessidades de espaço da sua família, a qualidade dos materiais e acabamentos do imóvel, bem como a existência de áreas comuns de lazer como playgrounds, churrasqueiras e salões de festa, elementos que garantem a diversão e bem-estar na moradia. 

E nestes quesitos, os empreendimentos Incorporare sempre surpreendem, afinal, estamos desde 2003 dedicados à missão de construir o lar que você sempre sonhou! 

Conheça nossos lançamentos e surpreenda-se também.