Este é um bom momento para investir em um imóvel?

Investir em imóvel requer pesquisa e preparo, afinal, dificilmente você acorda e decide “hoje irei investir”. Este é um grande passo na vida de muitos brasileiros, poder finalmente sair do aluguel e conquistar um espaço próprio e permanente. 

Para dar início a este projeto de vida, é importante se sentir seguro e por isso analisar a situação para se preparar da melhor maneira possível pra este momento. Um dos grandes indicativos do bom momento para o investimento, é ficar de olho na taxa Selic ou, apenas Selic, que é a taxa básica de juros da economia.

Ela influencia diretamente todas as demais taxas de juros do Brasil, tanto as que são cobradas em empréstimos, quanto em financiamentos e, também, com o retorno em aplicações financeiras. 

Atualmente, a taxa está em 4,25% o que significa um ótimo momento para investir, já que o cenário está favorável e em constante baixa desde 2020. O momento se torna oportuno para quem deseja financiar o primeiro imóvel ou até mesmo transformá-lo em um investimento seguro para o futuro – como o aluguel enquanto fonte de renda, por exemplo.

Garantia para o futuro


Além de analisar o momento certo para investir, é importante levar em consideração todos os benefícios que esse investimento e, em muitos casos em formato de financiamento, podem trazer. Veja as principais vantagens:

1 – Ter o seu patrimônio


Adquirir algo que será só seu é uma das maiores vantagens do investimento
em imóveis, o patrimônio pode garantir ainda o futuro de seus herdeiros. É importante ressaltar que, uma vez que o imóvel se torna seu, não há riscos de perdê-lo.

2 – Valorização dos bens imobiliários nos últimos anos


Mesmo que o mundo tenha se abalado economicamente com a pandemia, o setor imobiliário se manteve estável e continua crescendo. Dados divulgados pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), apontam que a valorização média de imóveis nos últimos 10 anos foi de 9,4% ao ano, 44% a mais que os rendimentos da poupança no mesmo período. Essa grande valorização, principalmente de 1 ano para cá, aconteceu com a baixa nos juros e ofertas de crédito, fazendo com que o setor imobiliário se recuperasse rapidamente e fechasse 2020 em alta.

3 – Segurança no investimento


O financiamento de um imóvel certamente é um compromisso que requer planejamento. Entretanto, cada vez mais é possível ver possibilidades atrativas e parcelas que podem se adequar a sua realidade, sem alterar sua rotina de vida. O principal é saber que o seu dinheiro estará sendo investido, ao longo dos anos, em um local seguro. Ou seja, você terá uma garantia para a posteridade que mesmo com abalos significativos na economia de diversos setores, seu investimento permanecerá intacto e valorizando.

4 – Oportunidade e condições especiais


É preciso aproveitar a oportunidade das baixas nas taxas de financiamento. O Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, garante condições especiais de acordo com a renda familiar e faz simulações para que seja possível experienciar como ficaria as parcelas a serem pagas.

De fato, o momento para investir no seu apartamento tão sonhado é agora.