As 10 dúvidas mais comuns ao comprar um imóvel

A compra de um imóvel é, antes de tudo, um projeto de vida de muitos brasileiros que sonham em ter uma moradia própria. Como se trata de uma importante decisão, é normal que apareçam incertezas e questionamentos pelo caminho.

Por isso, reunimos algumas das dúvidas mais comuns daqueles que estão interessados em comprar um imóvel: alguma delas pode ser a sua!


1- Vale a pena comprar um imóvel?

Além de deixar o aluguel, o imóvel pessoal oferece a liberdade para se fazer transformações no ambiente, além da segurança de não mais depender de um contrato de locação. 

O imóvel também é uma posse hereditária e de longa duração. Economicamente falando, por algum tempo as recomendações foram positivas para a manutenção do aluguel, mas com a taxa básica de juros nos menores valores históricos, a situação se inverteu. Isso porque as linhas de financiamentos ficaram cada vez mais atraentes, facilitando a aquisição de imóveis, inclusive por autônomos e jovens.



2- Há vantagens em se comprar um imóvel novo?

 A compra de um imóvel nunca habitado oferece benefícios como a baixa necessidade de manutenções, já que as instalações são 100% novas, o que influencia diretamente também em seu preço de revenda.

Além disso, há menores chances de encontrar problemas com a documentação. Para aqueles que pretendem adquirir imóveis em condomínios recém-construídos é possível ainda desfrutar de equipamentos e instalações ainda pouco utilizados.


3- Qualquer pessoa pode fazer um financiamento imobiliário?

Sim, qualquer brasileiro com mais de 18 anos está apto a solicitar o financiamento de um imóvel desde que se encaixe em alguns requisitos, como não ter restrições de crédito e possuir comprovação de renda.

Autônomos, jovens e pessoas que não possuem conta bancária também podem se candidatar para uma linha de financiamento imobiliário, assim como os trabalhadores rurais e empreendedores.

 


4- Como funciona o programa de financiamento do governo Casa Verde e Amarela?

Anunciado em 2020, o Casa Verde e Amarela, que substituiu o Minha Casa, Minha Vida, é um programa do governo federal que oferece condições especiais de pagamento e juros mais baixos para a compra da moradia.

Por meio dele, pessoas com renda a partir de R$ 2 mil ao mês já podem receber o subsídio do governo para financiar um imóvel novo, usado ou em construção. Atende famílias com renda máxima de R$ 7 mil mensais.

 


5- Como comprar um imóvel pelo programa Casa Verde e Amarela?

 

O interessado pode solicitar individualmente a participação no programa Casa Verde e Amarela de financiamento habitacional. Outra forma é entrando primeiro em contato diretamente com as construtoras parceiras, como é o caso da Incorporare Empreendimentos.

A entrega do subsídio, entretanto, depende de avaliação do banco, que possui a responsabilidade de analisar o cadastro do comprador e a documentação do imóvel. Após a validação desta etapa, o comprador estará apto a assinar o contrato de financiamento.

 


6- Posso usar meu saldo do FGTS para comprar um imóvel?

Sim, diversas linhas de financiamento aceitam a utilização do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tanto para diminuir o valor das parcelas mensais como para amortizar no valor total e reduzir o tempo de financiamento.


7- Como fazer a simulação de financiamento do imóvel?

Esta é também uma das dúvidas mais comuns na hora de comprar um imóvel. A simulação do financiamento habitacional pode ser feita diretamente no site das instituições bancárias que oferecem a modalidade.

 


8- Posso confiar em um imóvel muito “barato”?

É claro que imóveis com valores muito abaixo do mercado podem esconder problemas na infraestrutura ou documentação, por exemplo. Entretanto, já existem opções acessíveis que se adaptam à realidade dos diversos perfis de consumidor.

A compra de um imóvel é, muitas vezes, o maior investimento que uma pessoa fará na vida. Por isso, durante todo o processo da compra, é preciso escolher empresas de confiança, de preferência com projetos já desenvolvidos e com qualidade comprovada.

 


9- O meu imóvel vai valorizar?

As condições que vão definir a valorização do imóvel dependem de diversos fatores, como cuidados e manutenção. Entretanto, a moradia sempre será o espaço principal de convivência das famílias, ou seja, nunca perderá o seu valor na sociedade ou o interesse de compra.

O fato é que um imóvel é, mais do que tudo, um investimento em segurança e conforto para toda família, além de uma propriedade de longa duração.

 


10- Comprar imóvel na planta é um bom negócio?

A compra de imóveis na planta ou em construção podem gerar uma economia financeira para o consumidor. Além disso, permite envolvimento do comprador com detalhes de acabamento, além de todas as vantagens já citadas em se ter um imóvel novo.

Quer saber mais sobre como você pode conquistar o seu imóvel próprio?