Decorar o apartamento: cinco dicas para você não errar!

Depois de pegar as chaves do seu apartamento novo, é hora de começar a pensar na decoração, não é mesmo? Nada melhor do que deixar o seu apê com a sua cara, do jeitinho que você sempre sonhou. O problema é: como decorar o apartamento?

Será que é necessário contratar um profissional para não errar na hora da decoração? Bem, se você estiver com uma graninha sobrando e quiser contar com a ajuda de um designer de interiores, vai ser ótimo. Agora, se esse não for o seu caso, não se preocupe.

Neste artigo, vamos dar cinco dicas para você não errar na hora de decorar o seu apartamento. Vamos lá?

1. Entenda o seu estilo


O apartamento é seu, ou da sua família. Por isso, quando alguém entrar nele, é importante que essa pessoa enxergue as suas características nesse espaço. Por exemplo: se você ama viajar, pode ser interessante expor fotos de suas viagens, decorar os ambientes com peças que você comprou nas férias, incluir objetos de decoração que remetam aos lugares que visitou, como mapas, livros de viagens etc. 

Nem sempre a gente sabe dizer o nosso estilo assim, de forma rápida. Por isso, reserve um tempinho para refletir sobre esse assunto. O importante é que você crie uma decoração que converse com a sua personalidade, de modo que você não se sinta uma visita em sua própria casa. 

2. Respeite a função de cada cômodo


Por mais linda que seja uma luz branca, ela não é recomendada para os quartos, pois inibe o sono. Para esses locais, recomenda-se as lâmpadas mais amareladas. Quando não respeitamos as funções dos cômodos, criamos decorações que dificultam o nosso dia a dia. 

Não dá para encher um banheiro de plantas, pois isso cria umidade e dificulta a limpeza. Não dá para colocar muitos objetos na cozinha, pois eles podem pegar o cheiro dos alimentos — e assim por diante. Na dúvida, questione-se: “Esse objeto vai tornar a minha vida mais difícil?” Se a resposta for sim, elimine-o.

3. Evite compras impulsivas


São muitos aplicativos de compras que temos em nosso celular. De repente, surge uma notificação que diz que aquele jogo de almofadas está na promoção. Cuidado, você pode adquirir peças que nem são tão legais assim. 

Decorar um apartamento não é uma atitude apressada. Você não precisa terminar em uma semana. Por isso, pesquise, fotografe, converse com a sua família e tome cuidado com as tentações das compras por impulso. O seu apartamento e o seu bolso agradecem.

4. Busque referências


Perfis no Instagram, no Pinterest e revistas de decoração são um bom começo. Você pode também ver os ambientes decorados de lojas de móveis e departamento. Outra dica é prestar atenção na decoração dos cenários das suas séries, filmes e novelas prediletas.

Tudo isso vai fazer com que você entenda como diferentes texturas, formatos e cores conversam entre si — e por falar em cores, vamos ao último tópico desta lista. 

5. Atente-se às cores


As cores dos pisos, das paredes, dos móveis e dos itens de decoração devem conversar entre si. Isso não significa que precisem combinar, mas o ideal é que elas se complementem. 

Uma dica é dar uma olhada no círculo cromático. Essa ferramenta mostra quais cores se complementam. Esse conceito de cores complementares é muito usado no design. As cores que estão opostas no círculo se complementam. Aquelas que estão lado a lado combinam. Opte por essas duas possibilidades que vai dar tudo certo!

Agora que você entendeu como decorar um apartamento, não deixe de iniciar o seu projeto. Isso também vale para quem ainda não comprou o imóvel, mas quer estar com o projeto de decoração prontinho para quando se mudar!