Entenda: áreas de lazer no condomínio contribuem para a saúde da sua família!

Você se preocupa com o seu lazer? Tirar um tempo para descansar, para que a mente deixe de lado os pensamentos relacionados ao trabalho é algo muito importante, inclusive para nos manter saudáveis — e é por isso que você não pode menosprezar as áreas de lazer do condomínio.

Neste momento de pandemia, em que fomos obrigados a mudar de forma radical nossas rotinas, a necessidade de ter espaços seguros para distrair a mente se mostrou muito importante.

De acordo, com um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 80% dos quase dois mil participantes ouvidos pela pesquisa desenvolveram sintomas de ansiedade e depressão, entre os meses de maio e junho de 2020. Em outros países da América Latina, esse índice ficou em 30%.

 

Espaços de lazer são necessidades

 

Quando vamos visitar um imóvel para morar, é natural que nos preocupemos com as necessidades que consideramos básicas, como a qualidade das instalações elétricas/hidráulicas, a distribuição dos espaços e a sua localização.

Os espaços de lazer nem sempre recebem atenção. Isso é um erro. No meio de uma rotina atribulada serão esses locais que poderão ajudá-lo a respirar um pouco, antes de se preparar para novos desafios.

Lazer não é só Netflix


É claro que assistir seriados é uma boa forma de se divertir, mas não deveria ser a única. Uma matéria da revista
Arte|Ref, especializada em entretenimento, mostra que em países com invernos rigorosos, como Canadá, EUA e Dinamarca, muitos usuários da Netflix aumentam o tempo em que ficam maratonando séries.

De acordo com pesquisadores que estudam esse fenômeno, esse comportamento está associado ao aumento de depressão e baixa autoestima. É importante compreendermos isso porque, ainda que não tenhamos invernos longos no Brasil, muita gente acha que ver séries é a única forma de lazer possível. Não é.

Áreas de lazer no condomínio ajudam as crianças


Pegando carona no tópico anterior, temos que nos questionar: ficar o dia todo em frente a uma tela é a forma adequada para passar a infância? É claro que as crianças devem viver como crianças do seu tempo, mas sem excessos.

A infância é uma fase de formação. A personalidade da criança está sendo formada, além da maneira como ela se enxerga no mundo. Nesse sentido, ter um espaço adequado para brincar no condomínio pode ajudá-la, sim, a se tornar um adulto mais saudável.

Aliás, brincar com os filhos no condomínio pode ajudar os pais e os filhos a fortalecerem laços afetivos, criando lembranças valiosas para todos — o que não é possível com cada um em seu quarto, olhando para o celular.

Muitas pessoas até querem ter essas experiências, mas a falta de um lugar adequado as impede. Nem todos os bairros têm parques ou praças que possibilitam um lazer sadio.

Em alguns casos, esses espaços até existem, mas estão abandonados pelas prefeituras, mostrando, novamente, a necessidade de ter áreas de lazer no condomínio, como uma forma de construir uma rotina mais saudável.

Como vimos, ao visitar um imóvel é importante questionar o corretor sobre a qualidade das áreas de lazer do condomínio. Esses espaços não são menos importantes do que os cômodos do seu apartamento, pois eles também fazem parte da experiência de moradia.

É por isso que a Incorporare se esforça para oferecer espaços de lazer que incentivem experiências prazerosas, que contribuam para rotinas cada vez mais saudáveis.